Domingo, 13 de Setembro de 2009

Livros Usados em Livraria Virtual - Antigos Viram Novidade.

Sebo virtual, versão informatizada das livrarias de livros usados, embora pareça estar distante do usuário, é um meio de se ter muitos títulos, em várias lojas, mantendo o charme de se desfrutar obras de trajetória histórica, muitas vezes de edições esgotadas e raras.  

 

 

 

 A aquisição de livros usados, outrora visto como um meio de estudo e lazer com baixos custos tornou-se um hábito sócio-cultural de requinte e ecologicamente correto. O surgimento dos sebos vem de longa data havendo controvérsia sobre a origem do termo. Há a afirmação de que o termo sebo apareceu com os livros de segunda-mão, passados de estudante para estudante, que absorviam a gordura dos dedos ao serem folheados. A outra defesa é de que sebo vem de saber, sabedoria, sabento, tendo a grafia modificada com o passar dos tempos.

No Dicionário Aurélio, encontramos algumas definições. Por exemplo: Sebo - Bras. Livraria onde se vendem livros usados; sebenta - apostila litografada para uso dos estudantes na Universidade de Coimbra; sebista - proprietário de sebo e, ainda, o termo no sentido figurado, garimpeiro como sendo o explorador de preciosidades literárias ou lingüisticas.

 

O Garimpeiro...encontrando jóias!

 

 

 

 

É importante, mesmo nos sistemas virtuais, aproveitar ao máximo o contato com o livro. Através do livro antigo, muitas vezes, ao rápido olhar tão somente na capa, quantas lembranças, idéias e sentimentos são resgatados. Portanto, fazer perguntas, buscar informações e dados curiosos de cada obra deve ser a atitude substituta do ato de virar páginas, examinar o conteúdo, sentir a textura, o cheiro do papel. A garimpagem virtual... Esse novo comportamento tem resultado em facilidades para estudos, pesquisas e divertimentos. A aquisição de livros usados via internet possibilita a acessibilidade á edições esgotadas, não mais disponíveis; contato com gramáticas e linguagem de época; oferece concentrada variedade de títulos; racionaliza tempo; economia financeira; reforça atitudes ecológicas, traz o contato com obras e autores consagrados, quem sabe, descobertas de insistentes buscas em porões de famílias em mudança ou de velhas bibliotecas cujas prateleiras estão sendo substituídas por monitores de alta definição.

 

 

 

 

 

  

 

 A chegada do livro que se garimpou virtualmente é algo glamouroso. É aí que espaços se preenchem que a imaginação se concretiza. Com o livro usado isso se torna mais forte, pois, aos gramas de papel e tinta adiciona-se o peso da história, a inteligência do autor de obras extintas, a recompensa pela pesquisa e aquisição de títulos muitas vezes seculares. E, tudo isso, como resultado da soma de hábitos antigos ao vigor e amplitude da evolução tecnológica.

 

Agora é só deixar a jóia encantá-lo! Ana 

 

 

 


publicado por Ana Romero às 20:30
link do post | comentar | favorito
|

.Saiba mais BRUXAPOA - LIVROS


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Livros Novidades

. Pensou, aconteceu! Você é...

. As Energias Soltas no Ar....

. OUTUBRO...COMEMORAMOS BEL...

. Se Alguém te falar: "Te P...

. Enlouquecemos Estudando a...

. O Livro - Do Entalhe na...

. ESOTERISMO

. Terapias Alternativas - C...

. BRUXAPOA - Sebo Loja Virt...

. Livros Usados em Livraria...

.arquivos

. Julho 2013

. Março 2013

. Outubro 2012

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Setembro 2009

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds