Segunda-feira, 30 de Maio de 2011

ESOTERISMO

 

 

{#emotions_dlg.sol}

 

Esoterismo é a junção das verdades contidas nas ciências ocultas e nas religiões, que visa em diversos aspectos, trazer para os seres humanos que buscam, o auto-conhecimento.  

 

 

 

 

As artes do tarô, da numerologia, da quiromancia e da astrologia que fazem parte do esoterismo, desvendam o futuro. Quando alguém visando conhecer seu futuro, faz uso dessas artes, está conhecendo a si mesmo, pois está conhecendo seu próprio futuro.

A metafísica ensina ao ser humano de onde veio, para onde vai, onde está e sua relação com o cosmos, ensinando o homem sobre si mesmo.  

 

A evolução espiritual ensina o ser humano a conhecer seus defeitos, qualidades, pensamentos e sentimentos, fazendo-o na mais intima busca, conhecer a si mesmo. A evolução espiritual é, entre as outras formas de auto-conhecimento, a mais importante, pois conhecendo nossos defeitos, podemos corrigi-los, conhecendo nossas qualidades, podemos ter uma auto-estima verdadeira, conhecendo nossos pensamentos e sentimentos, podemos lidar de uma forma melhor e mais satisfatória com o mundo e conosco, e assim podemos ser mais felizes.  

 

 

De acordo com o mestre Sanat Kumara, O Ancião dos Dias, integrante da Grande Fraternidade Branca, as melhores formas de evoluir espiritualmente são: o Budismo, a Yôga, a psicoterapia com psicólogo, a meditação e a Logosofia.

Existem ainda outras formas de evoluir espiritualmente, como por exemplo a Alquimia e o Tai Chi Chuan, porém são mais lentas e menos efetivas.     

 

O conhecimento esotérico foi sendo trazido aos poucos para os seres humanos através da descoberta de sábios e alquimistas, entidades superiores espiritualmente que entram em contato com o homem e passam esses conhecimentos, extraterrestres que fazem a mesma coisa e por pessoas que evoluíram tanto suas almas que chegaram a ascensão (ou nirvana) e se identificam com a sabedoria divina.

Isso não significa que o conhecimento esotérico está completo, pois ele ainda está sendo desenvolvido.  

 

 "Pode-se imaginar o conhecimento das leis universais como se fosse uma "cebola": uma esfera feita de várias camadas. O interior (miolo) da "cebola" seria o "Círculo Esotérico" (com "s"), a que somente poucos "Mestres" têm acesso. A parte externa da "cebola" seria o "exotérico" (com "x" - exo=externo), a única parte a que a grande maioria da população tem acesso. Como exemplo, qualquer ritual de qualquer religião, no qual a pessoa apenas repete mecanicamente o que os "mais entendidos" dizem para fazer, pertence ao círculo exotérico. Ou seja, está ligado ao Conhecimento, mas sem que a pessoa "entenda" o que está fazendo. Existem vários graus, assim como existem várias camadas na "cebola". A profundidade que cada um atinge depende de sua evolução no Conhecimento". 
(Amauri Magagna, astrólogo, São Paulo) 

 

{#emotions_dlg.online}Sugestões de Leitura:

 

 

 

 

 

O ESOTERISMO - Luc Benoist.

Coleção Saber Atual

Difusão Européia do Livro - 1969 - 128pg.


PRIMEIRA PARTE: PERSPECTIVAS GEAIS: Exoterismo e esoterismo; Os três mundos; Intuição, razão, intelecto; A tradição; O simbolismo; Rito, ritmo e gesto; A iniciação; O centro e o coração; Grandes e pequenos mistérios; As três vias. Castas e ofícios; Os contos populares; O mundo intermediário; Misticismo e magia; Ação, amor, beleza; A grande paz. A prece do coração; Os lugares e os estados; O tempo qualificado. Os ciclos; A identidade suprema. O avatara eterno.

 

SEGUNDA PARTE: FORMAS HISTÓRICAS; O Oriente; A tradição hindu; O budismo; O taoísmo chinês; O budismo zen; A tradição hebraica; A tradição islâmica; O Ocidente; O esoterismo cristão; O hesiquiasmo ortodoxo; Os Templários Fiéis do Amor, Rosa-Cruz; A cosmopologia hermética; A Companheiragem e a Maçonaria; Os teósofos; O tradicionalismo romântico; O renascimento oriental. Conclusão; Bibliografia sumária.


DADOS DO LIVRO: Brochura, capa flexível, folhas fixas, texto íntegro, miolo em ótimo estado de conservação.

 

 

 *********************************************************************

 

 

 

 

   

 

O ESOTERISMO COMO PRINCÍPIO E COMO CAMINHO - Frithjof Schuon.

Pensamento - 1997 - 226pg.

 

Composto de ensaios relativamente independentes uns dos outros, pois de conteúdo bem diversificado, este livro contém os elementos necessários para uma possível definição do esoterismo no sentido mais amplo do termo, ou seja, o esoterismo aplicado aos diferentes aspectos da existência humana.

 

Não se trata, contudo, de um tratado sistemático sobre a matéria, o que quer dizer que o livro versa igualmente sobre assuntos que extrapolam os limites do campo esotérico, ao qual se integram, porém, graças à perspectiva particular do autor.

 

Uma consulta rápida ao sumário logo nos dará conta da grande diversidade e do interesse dos temas tratados. Além de um paralelo final entre o sufismo - "a religião do coração" - e o cristianismo, temas como "o papel das aparências" - "a função das relíquias", "a criteriologia elementar das aparições celestes", "os fundamentos de uma estética integral", entre outros, são analisados segundo a óptica particular do autor, para quem o esoterismo não está apenas na escolha das idéias, msa também na maneira de encarar as coisas.


DADOS DO LIVRO: Brochura, capa flexível, folhas fixas, texto íntegro, miolo em ótimo estado de

conservação.

 

 *********************************************************************************************

 

 

 

O ESOTERISMO - Pierre A. Riffard

O que é esoterismo?

Antologia do esoterismo ocidental

Editora Mandarim - 1996 -  848pg


O que significa viver na Idade Média? A peste e a violência reinam. Os sentimentos são tumultuosos e variáveis. Os cavaleiros batalham pela honra; camponeses e artifices se esforçam para sobreviver e servir os clérigos e os cavaleiros; os burgueses asseguram sua fortuna. A sociedade medieval se organiza em três ordens: os sacerdotes, os guerreiros e os camponeses. Mas cada ordem possui a sua iniciação(...)

 

Segundo J. Grisward, o próprio Artur teve de passar pelas três provas que correspondem às três funções sociais: como sacerdote, ofereceu uma resposta sábia e justa; como guerreiro, desembainhou a espada; como trabalhador, distribuiu igualmente as riquezas. O homem medieval vive num mundo impregnado de imaginação, povoado de vontades obscuras, de poderes desconhecidos. Ele está obcecado pelas posições brutais: o inferno e o céu; o mal e o bem; Satã e Deus.

 

O presente volume, intitulado O esoterismo, compreende duas partes: a primeira apresenta uma abordagem do esoterismo em geral; a segunda, uma antologia do esoterismo ocidental. A antologia não abrange mais do que um território restrito, praticamente a Europa. Se o público acolher favoravelmente este volume e se eu conseguir resolver certas dificuldades de documentação e da tradução, um segundo volume será publicado: O esoterismo oriental, que dissertará sobre a China, o Japão, O Irã, a Índia, o Tibete, e ainda sobre as iniciações africanas, o xamanismo e o mana polinésio.

 

**************************************************************************************

 

{#emotions_dlg.star}Veja se esses e outros títulos estão disponíveis em nosso acervo através do contato:

 

oficinadabruxa@terra.com.br 

http://www.olx.com.br/userlistings/BRUXAPOA {#emotions_dlg.lua}

 

 

 

 


publicado por Ana Romero às 01:27
link do post | comentar | favorito
|

.Saiba mais BRUXAPOA - LIVROS

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.Livros Novidades

. Pensou, aconteceu! Você é...

. As Energias Soltas no Ar....

. OUTUBRO...COMEMORAMOS BEL...

. Se Alguém te falar: "Te P...

. Enlouquecemos Estudando a...

. O Livro - Do Entalhe na...

. ESOTERISMO

. Terapias Alternativas - C...

. BRUXAPOA - Sebo Loja Virt...

. Livros Usados em Livraria...

.arquivos

. Julho 2013

. Março 2013

. Outubro 2012

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Setembro 2009

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds